Ageu Sabiá.
Parecia tudo, menos jogador de futebol. Esse era Ageu. Com baixa estatura, pernas finas e bem curtas, uma barriga avantajada e o jeito nada convencional de correr fez de Ageu Sabiá, apelido recebido por ter características parecidas com a do pássaro, um mito.
Ele nasceu no dia 10 de Setembro de 1967 em Monte Alegre(PA), tendo como seu primeiro time profissional o São Raimundo(PA), onde disputava o campeonato municipal de Santarém. Em 1986 foi contratado pelo São Francisco, maior rival de seu ex-clube, onde se tornou artilheiro e campeão duas vezes seguidas do campeonato municipal.
Em 1988 assinou contrato como a Tuna Luso onde conquistou seu primeiro título Estadual. Logo em seguida foi para o Paysandu, ajudando o clube a subir da terceira para a segunda divisão do brasileiro em 1990. Foi contratado pelo Remo em 1992, e logo de cara ajudou o clube a subir para a primeira divisão. Em 1993 jogou o paraense pela Tuna e sagrou-se artilheiro do estadual, no segundo semestre voltou ao Remo e fez um ótimo campeonato brasileiro da série A.
Saiu do leão e foi para o Noroeste(SP), passando em seguida pela Tuna Luso(PA) e São Carlense(PA). Voltou pro mais querido em 1996, para alegria da torcida. Ganhou dois campeonatos paraenses, em 1996 e 1997, sendo que em 1996 foi eleito melhor atacante do torneio.
Ageu, mais do que um ídolo azulino, era uma lenda do futebol paraense. Antes de encerrar a carreira, o jogador ainda fez muitos gols por Tiradentes(PA) e Ananindeua(PA).
Para ver mais fotos de Ageu Sabiá, clique aqui.