Dutra.


José Dutra dos Santos nasceu no Rio de Janeiro(RJ), dia 26 de Janeiro de 1948 e começou sua trajetória futebolística no Vasco da Gama(RJ), onde foi convocado e jogou 11 vezes pela Seleção Olímpica do Brasil, participando das Olímpiadas do México de 1968.

Teve uma rápida passagem pelo bonsucesso(RJ) e foi para o Nordeste, mais especificamente, defender o Vitória(BA). Não passou muito tempo no Rubro-negro e um ano depois assinou com o Clube do Remo. No leão, Dutra ganhou SEIS campeonatos paraenses nos 7 anos que jogou pelo Remo. Os títulos vieram em 1973, 1974, 1975, 1977, 1978 e 1979, ano que o zagueiro encerrou a carreira.

Seu prestígio no Pará era tamanho que em 1977 o zagueiro começou um movimento em Belém com intuito de criar um sindicato entre atletas profissionais de futebol.

Depois de encerrar sua carreira como jogador, dutra virou técnico e chegou a treinar o Clube do Remo, mas sem repetir o sucesso conquistado como atleta. Treinou também clubes como Anapolina, Tuna Luso, Paysandu, Moto Clube, Sampaio Côrrea, Maranhão, Imperatriz, entre outros.

Em 2007 Dutra foi um dos atletas que teve a oportunidade de carregar a tocha pan-americana que passou por Belém, antes de chegar ao seu destino final, o rio de Janeiro, no pan americano daquele ano.