Adriano.


O arqueiro Adriano Pires de Andrade é um dos poucos ídolos do Clube do Remo da primeira década do século XXI. Nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Alambari, dia 13 de Setembro de 1975. O guarda-redes conseguiu conquistar o respeito dos torcedores mesmo jogando em uma época onde o Remo não atravessara boa fase.

Começou a brilhar profissionalmente no São Raimundo(AM), jogou também em clubes como o Rio Negro(AM), Rio Branco(SP), Nacional(PR), Marcílio Dias(SC), Atlético Operário(SC) e ABC(RN) até chegar no Remo, no meio do campeonato brasileiro da Série B de 2006, no qual o leão fazia uma campanha muito ruim.

Em primeira impressão ele veio para completar elenco, já que, até então, o goleiro Alexandre buzzetto era inquestionável na posição. Todavia, Buzetto teve que se ausentar de uma partida e Adriano teve a primeira chance de defender a meta azulina em jogos oficiais, na partida contra o Marília, no Baenão.

O jogo terminou 3 x 1 para os azulinos e o goleiro Adriano teve uma atuação elogiada por todos. Depois desta partida, Adriano foi titular nos outros 22 jogos restantes do clube na Série B daquele ano. Fez tanto sucesso que ganhou o apelido de Adriano Paredão.

No ano seguinte, o jogador conquistou seu primeiro título com o manto azul marinho, o título de campeão paraense e foi eleito segundo melhor goleiro da competição. Cada vez era mais idolatrado pela torcida. Mesmo após rebaixamento no campeonato nacional, a estrela do goleiro continuou brilhando e várias propostas apareceram. Após longa novela, Adriano renovou contrato com o Remo para jogar a temporada 2008.

Nos primeiros meses do ano o atleta defendeu o castanhal no seletivo do parazão, emprestado pelo leão e voltou ao filho da glória e do triunfo para o certame paraense. Foi bicampeão do campeonato paraense, além de ser eleito melhor goleiro do estadual. só que no campeonato nacional houve outro rebaixamento, ficando o Remo, sem divisão definida.

Mesmo com o segundo rebaixamento, o jogador era unanimidade entre críticos, dirigentes, técnicos e torcedores. Em 2009 Adriano repetiu o feito no ano anterior, jogou o seletivo, só que desta vez pelo Pinheirense e voltou ao clube de periçá no campeonato paraense.

O Remo ficou em terceiro no certame, porém o goleiro foi destaque e chegou a ouvir o voro da torcida entoando que ele era o melhor goleiro do Brasil. Adriano foi eleito pela TV Liberal, afiliada da Tv Globo no Pará, o segundo melhor jogador do campeonato.

Como o Clube do Remo ficou sem competições oficiais para disputar após o estadual, Adriano jogou a Série C do campeonato brasileiro pelo Águia de Maraba, depois o seletivo para o Campeonato Paraense pelo Parauapebas Esporte Clube e o certame Amapaense pelo Santana.

A final do campeonato Amapaense entre Santana e São José foi disputada em um sábado a noite em Macapá, no dia posterior haveria um clássio RE x PA em Belém. Adriano disputou o jogo em Macapá, sagrou-se vice-campeão estadual e viajou logo em seguida para poder jogar o clássico paraense. O Remo ganhou o Paysandu por 3 x 1 e o nome de Adriano foi enaltecido pelos torcedores, garantindo o goleiro como titular absoluto para o parazão 2010.

Sem obter muito sucesso em 2010 pelo Clube do Remo, afinal o leão não conquistou nenhum título e foi eliminado precocemente da Série D do campeonato brasileiro, Adriano foi dispensado do Clube e acertou com o São Francisco, onde não conseguiu o acesso da segunda divisão paraense para a seletiva do parazão. Saído do São Francisco foi novamente para o Santana(AP) onde sagrou-se vice-campeão Amapaense e voltou para Belém esperando acerto com o Remo. Os diretores azulino descartaram sua contratação e o arquiero foi para a Tuna Luso(PA).

Para ver mais fotos do Adriano, clique aqui.