Amoroso.


José Amoroso Filho, nascido em 19 de Setembro de 1937 no Distrito Federal, foi um atacante de destaque na história azulina. O chamado de Pé-de-coelho, que ganhou este apelido por costumar dar sorte para as equipes que defendia.

Começou a carreira no Botafogo(RJ). Lá despontou, ganhando dois estaduais seguidos, em 1961 e 1962. Em 1964 foi jogar no Fluminense, onde conquistou mais um estadual, além de levar a artilharia do campenato. Fixou seu nome, por ter sido o jogador que ganhou três canecos cariocas em 4 anos. Nos dois anos seguintes, ainda foi artilheiro do Carioca(65), ganhou uma taça Guanabara(66) e um Torrneio Início(65).

Pelo Clube do Remo, clube no qual ele encerrou a carreira, Amoroso foi capitão e marcou o gol na partida onde o glorioso Leão Azul empatou com o fortíssimo Benfica, de Portugal, em 1 x 1, jogo realizado no Baenão. Benfica era a base da Seleção Portuguesa e contava com o mito Eusébio, que antes do jogo tirou fotos e trocou flâmulas com o jogador.

Além disto, amoroso teve importante participação no primeiro campeonato Paraense conquistado de forma invicta pelo leão em 1968. O Remo, que necessitava de um simples empate, perdia por 2 a 1 para o Paysandu, quando, no final da partida, após uma das muitas investidas do ataque azulino, Amoroso deu as costas para o goleiro Omar. Este, então, devolveu a bola para o zagueiro Abel, que para segurar o jogo e ganhar tempo, devolveu-a placidamente para o arqueiro bicolor. Nesse meio tempo, Amoroso virou-se e, de frente para Omar, deu uma arrancada fulminante, dominando a bola entre o goleiro e o zagueiro do Paysandu, despachando-a para o fundo da rede, o gol do titulo.

Para ver mais fotos de Amoroso, clique aqui.