Alcino.


Alcino Neves dos Santos Filho nasceu dia 24 de Março de 1951 no Rio de Janeiro, capital. Segundo números não oficiais, foi o maior artilheiro da história do Clube do Remo. Oficialmente, divide com Mesquita a condição de artilheiro do Leão Azul em campeonatos brasileiros, com 33 gols assinalados. Mas o que o tornou inesquecível foi sua irreverência, dentro e fora dos gramados. Cativou a torcida azulina não só por ser um artilheiro por excelência, mas, principalmente, por debochar, sempre que possível, do arqui-rival Paysandu. Entrou para o folclore do futebol paraense. Displicente nos treinos, mas com um profundo senso de oportunismo e apurado faro de goleador, Alcino era carinhosamente chamado pela apaixonada torcida azulina de Negão e de Motora, em alusão a sua cor e ao seu gosto por carros.

Alto e forte, e com uma postura deveras desengonçada, Alcino tinha seus eventuais deslizes relevados pela cartolagem e pelos técnicos, por sua condição de goleador. Superando suas limitações técnicas com garra e determinação. Começou sua carreira no Madureira(RJ), depois veio defender o Remo(PA), depois passou por equipes como Portuguesa de Desportos e Grêmio.

Dezenas de histórias marcaram a carreira do maior ídolo da história do Clube do Remo. Como as seguintes:
1)Em um jogo com o Paysandu, que após driblar dois zagueiros e um goleiro, sentou na bola à dois palmos da linha do gol antes de fazer balançar as redes do time adversário com as nádegas. Terminou expulso, mas provavelmente contente pela vitória dos azulinos por dois a zero em cima do time bicolor e por ter acrescentado mais um fato pitoresco à sua lenda pessoal.
2) O jogador era um grande fã de John Travolta e certa vez amanheceu dançando na boate Papa Jimmy, famosa em Belém nos anos 70, às vésperas de um jogo. Chegou ao estádio acabado, pediu para dormir um pouco e acabou saindo "no braço" com o técnico azulino Paulo Amaral, o seu algoz com quem mantinha uma relação de amor e ódio. Apesar do "arranca-rabo", entrou em campo e marcou dois gols. Só para depois comemorar a vitória abraçado com Amaral como se nada tivesse acontecido.
3)Sempre que o Remo ia ao rio de Janeiro ele, ou ficava doente ou dava um jeito de não ir. Depois foi descoberto que era porque, na juventude, ele havia participado de um assalto na capital carioca e contra ele tinha um mandado de prisão. Morria de medo de ser reconhecido quando voltasse para o Estado.
4)Certa vez, quando jogava no Rio Negro, de Manaus, roubou o ônibus do time e saiu dirigindo pela cidade com a equipe toda dentro do veículo. Terminou atropelando um rapaz que estava atravessando a rua, por isso chamado de Negão Motora.
5) Antes de uma partida contra o Botafogo(RJ), Alcino afirmou que faria um gol de cabeça. A partida se encaminhava para o fim e nada do negão conseguir marcar o tento como o prometido. Em um campo com muita lama, a bola acabou ficando presa em uma poça, perdo da linha do gol, o centroavante, sem perder a oportunidade, mergulhou na lama e, de cabeça, marcou o gol para o Clube do remo, deixando em virtual êxtase a torcida remista.

Para ver mais fotos de Alcino, clique aqui.