Periçá.

Morreu em 1921 e colcocou seu nome definitivamente no rol de ídolos do Clube do Remo. Graças a seu digníssimo comportamento, idealismo e amor acendrado às cores do clube, Periçá curvou o leão a chamar-se de Clube de Periçá.

Carlos Ferreira Lopes nasceu em 18 de Outubro de 1898. ele e mais 6 irmãoes defendiam o náutico do clube do remo, o yole a 4. Ele jogou futebol no 2° time do Clube do Remo e era um atleta completo. Nadava, remava e foi um grabnde ganhador de provas de mergulho, sobretudo as de resistência e capacidade pulmonar, em uma delas, sucumbiu.

Na Baía de Guajará, no dia 15 de Maio de 1921, Periçá disputava a segunda prova de mergulho, pois já vencera, antes, o páreo de 600 metros de natação, quendo foi estranhada a demora do mergulhador. Imaginava-se que ele desejava obter um triunfo de maior expressão, infelizmente, porém, não era isso que estava a ocorrer.

Ele foi retirado da água por irmãos e atletas, ainda com vida. Durante oito dias loutou contra a morte, todavia não resistiu. Faleceu dia 23 de Maio daquele ano.

Sua demonstração de amor às vitórias, mesmo com sacrifício da própria vida, teve larga repercussão, tanto que na Federação Baiana, em Salvador, havia a sala Periçá, em um reconhecimento aos méritos do atleta.