Edil Highlander.

Edilberto Melo de Oliveira, este é o nome de um dos mais lendários atacantes do futebol paraense. Edil Highlander, assim chamado porque quando fazia um gol comemorava como o personagem homônimo, fingindo segurar uma espada e "matar" os companheiros de equipe, debutou no futebol em 1987, com a camisa do Paysandu(PA).

Logo em sua primeira temporada como profissional conquistou o campeonato paraense, se transferindo em seguida para o El Marítimo, da Venezuela. Depois passou por Pinho, de Portugal, Ceará Sporting, Paysandu, novamente, Vitória, Bahia, Náutico e Vasco da Gama, chegando ao Remo em 1996.

Ganhou dois campeonatos paraenses seguidos em 1996 e 1997, sendo o artilheiro deste último, feito que já havia alcançado duas vezes pelo Paysandu, em 1991 e 1992. Em 1997 e 1998 foi eleito o melhor atacante do campeonato paraense.

Saiu do Remo com pompas de ídolo e foi defender o Internacional(RS), depois passou por Confiança(SE), onde ganhou o campeonato Sergipano, Águia(PA), Ypiranga(AP) e Castanhal(PA). Em seu último clube, ainda foi artilheiro do parazão e vice-campeão do torneio, em 2000.

Mesmo após parar de jogar, Edil tem seu nome lembrado constantemente não só pelos muitos gols e maneira peculiar de comemorá-los, mas por ser tio de três jogadores que passaram pelo leão. O goleiro Clemer, que também se destacou no Flamengo e Internacional, conquistando o Mundial Interclubes, a Libertadores da América, a Recopa Sul Americana, a copa Sul americana, entre outros, o atacante Bebeto, que jogou por clubes como Corinthians e Flamengo e o meia Léo Oliveira que vestiu camisas de clubes como Paysandu, Tiradentes(PA), Itumbiara e Pelotas.

Para ver mais fotos de Edil, clique aqui.