Nelinho.


Manoel Rezende Matos Cabral, proveniente do Rio de Janeiro(RJ) e nascido dia 26 de Julho de 1950, foi um dos maiores cobradores de falta que o Brasil já viu. Seu primeiro clube profissional foi o Bonssucesso(RJ), de lá, passou por América (RJ), Setúbal (POR) e Anzoategui (VEN).

Em 1972, chegou ao Clube do Remo como meio campista, como aranha, o lateral direito titular se contundiu, ele foi improvisado nesta posição e se deu bem. Apesar de ficar pouco tempo na equipe paraense, Nelinho é guardado na lembrança dos torcedores com muito carinho.

No Remo ele viveu uma situação nada convencional. Nelinho amargava a reserva no leão, até que a sorte lhe sorriu. O Cruzeiro precisava de um lateral-direito para substituir a Pedro Paulo, que havia encerrado a carreira, e tentou a contratação do Aranha, que era o titular da lateral direita no clube paraense. Durante a transação, porém, o Cruzeiro perdeu a disputa para o rival Atlético. Para não voltar sem ninguém, resolveu trazer Nelinho, reserva de Aranha, que, diziam, batia faltas muito bem. O atleta virou ídolo e chegou a disputar duas copas do mundo pela Seleção Brasileira.

Ficou no Cruzeiro de 1973 até 1980, onde ganhou 4 estaduais e uma libertadores. Depois se transferiu para o Atlético(MG), onde levantou mais 4 taças do Campeonato Mineiro.