Véliz.

O uruguaio Julio Élbio Véliz foi o primeiro estrangeiro a despontar coma camisa do Remo. O atleta iniciou sua carreira no Wandeders de Carmelo, clube de uma pequena cidade localizada no departamento de colônia, no Uruguai, e pouco tempo depois assinou contrato com o Nacional, um dos maiores clubes do país. O goleiro até chegou a disputar um sul americano de seleções, pelo uruguai em 1939.

Saiu do Nacional e veio para o Brasil defender o Grêmio, logo depois foi jogar no Bagé, ambos clubes do Rio Grande do Sul. O interesse azulino se deu quando o arqueiro defendia as cores do São Cristóvão, do Rio de Janeiro, porém, a negociação não se concretizou e Véliz foi para o Madureira, também do Rio de Janeiro.

O Madureira teve um confronto com o clube do Remo, em 1945, Véliz era o goleiro titular, a diretoria azulina pressionou e Véliz ficou em Belém mesmo, como mais novo contratado do clube.

A primeira competição disputada pelo uruguaio no clube paraense foi o campeonato estadual de 1945. O futebolista passou 12 anos defendendo a meta azulina, conquistando 5 títulos paraenses(1949, 1950, 1952, 1953 e 1954), três vice-campeonatos estaduais(1947, 1951 e 1956), um torneio quadrangular de Belém (1954), entre outros títulos de menor expressão. Segundo dados não oficiais, Véliz foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Remo em toda a história.

O goleiro se fixou na camisa 1 como um muro de concreto no solo, se tornando um profissional reverenciado por todos, idolatrado pela massa azulina. Encerrou a carreira de jogador no clube do remo em 1956.